Terapia Comportamental

Terapia Comportamental

Compreendendo a Abordagem

Terapia Comportamental se refere à abordagem psicológica que se fundamenta no Behaviorismo Radical de B. F. Skinner. Ela se caracteriza pelos seus princípios sólidos a respeito do comportamento e suas variáveis, definidos a partir de conhecimentos teóricos e práticos, preocupando-se ainda com a comprovação científica de seus procedimentos.

Ela entende o comportamento como uma relação entre o organismo e o seu ambiente. Portanto, o terapeuta comportamental investiga vários aspectos do comportamento, buscando estabelecer suas relações com as condições ambientais em que estes ocorrem e acima de tudo analisa funcionalmente as consequências mantenedoras que reforçam tais comportamentos e que por isso, faz com que eles se mantém operando em alta frequência e intensidade.

O processo terapêutico com a Terapia Comportamental

A Terapia Comportamental trata-se de um processo terapêutico que tem como objetivo ajudar as pessoas na resolução de seus conflitos. É um espaço que ajuda a promover mudanças comportamentais que causam sofrimento para a própria pessoa e para o meio social em que está inserida. Ela proporciona aprendizado e crescimento pessoal e serve de estímulo para o cliente ampliar seu autoconhecimento.

A psicoterapia é um convite para a reflexão, ela permite que o sujeito entre num universo real, mas muitas vezes desconhecido. Abre lacunas para a privacidade, para o sentir, pensar, observar, para o se permitir. Se permitir para algo novo, experimentar novos sabores, ampliar a visão de mundo e nos relacionarmos com ele de forma diferente, mais feliz e satisfatória. Já que viver é se relacionar, faça isso com prazer!!

*O material deste site é informativo, não substitui a psicoterapia oferecida por um psicólogo.

Texto sobre Terapia Comportamental