Terapia de Casal

Terapia de Casal

Terapia de Casal

O que fazer se meu parceiro não quer participar da terapia de casal?

É comum que uma das pessoas do relacionamento queira fazer terapia de casal e a outra não. Eu já ouvi várias razões, tais como:

  • O parceiro está desconfortável com a ideia de fazer terapia e discutir assuntos íntimos com um estranho;
  • O parceiro não quer mais permanecer no relacionamento e por isso não quer fingir indo para a terapia, quando na verdade não acredita mais na relação;
  • O parceiro não quer trabalhar o relacionamento mesmo que entenda que há problemas;
  • O parceiro acha que a outra pessoa é responsável pelos problemas da relação;
  • O parceiro não acredita que a terapia ajuda.

Por mais que você queira, não se pode forçar alguém a fazer terapia. O que fazer então? A menos que o seu parceiro diga que não quer fazer terapia porque deseja terminar o relacionamento, minha orientação é que um dos cônjuges faça a terapia individual, pois o ponto é o seguinte: se ocorrer mudança em um dos cônjuges, então isso muda a dinâmica do relacionamento e o outro acaba tendo que reagir de alguma maneira.

E se eu for à terapia sozinho(a)?

Portanto, mesmo que você seja o único do casal a fazer terapia, isso ainda pode mudar a situação de seu relacionamento. Quando alguém vai à terapia por iniciativa própria, estará mais receptível a ouvir de forma bastante objetiva os pontos de vista a respeito de seu relacionamento e talvez ganhará uma nova forma de enxergar o que realmente está acontecendo. Você poderá compreender mais claramente de que forma os dois, cada um em sua particularidade, estão contribuindo para a situação do relacionamento como um todo.

Como exemplo, vamos considerar que seu parceiro sempre seja ríspido quando você fala que não gosta de algo que ele costuma fazer. Nós não usaremos alguma coisa ruim que ele faz, mas talvez algo que ele faz com boas intenções e não perceba que aquilo lhe incomoda. Um exemplo poderia ser o mesmo buquê de rosas vermelhas que ele te dá como presente no dia dos namorados.

Normalmente poderíamos pensar que isso é lindo e romântico, correto?! Mas ele tem dado sempre o mesmo presente desde o primeiro dia dos namorados em que estão juntos e você sempre demonstrou ficar feliz com o presente, o que fez com que ele fizesse isso todas as vezes, pensando que isso a fazia feliz. Ocorre que isso lhe incomoda, pois todos os anos é a mesma coisa, sem criatividade alguma.

E você não sabe como dizer isso a ele...Bem, alguém poderia dizer que você está sendo um pouco ingrata, mas o fato é que sente o que sente, todo ano não gosta do buquê de rosas e finge que adorou. Agora acha que é muito tarde para mudar isso. Mas veja: nunca é tão tarde para mudar as coisas e nunca é tarde para falar a verdade.

E se você não consegue falar a verdade a ele sobre uma coisa como essa, então como vai falar a verdade quando for algo bem maior e abe que ele não vai querer ouvir, como por exemplo “quero voltar a estudar” ou “eu não gosto quando seu pai me critica e você nunca diz nada para me defender”. É aqui que sua terapia individual poderá ajudá-la.

Como será a terapia?

Na terapia você primeiro descobrirá qual é a sua verdade e depois o que a impede de dizê-la. Então você pratica dizer isso a alguém nas sessões de terapia e replica isso para o seu mundo real, ou seja, para o seu relacionamento. A terapia lhe ajudará a dizer o que pensa e sente. A maioria dos casais reclama sobre não serem capazes de se comunicar de forma eficaz, então se você aprender a se colocar como parte dessa relação, isso poderá ajudar o casal a se entender melhor.

Você poderá ficar desapontada que seu parceiro não queira ir à terapia de casal, mas com o passar do tempo vai promovendo mudanças em si mesmo, se desenvolvendo, então ele acabará se ajustando e reagindo sobre isso. Enfim, mudanças para o casal mesmo que em terapia individual.

Certamente a lista que apresentei acima sobre os principais motivos que levam um dos parceiros a não querer participar de terapia de casal não está completa... Você já quis ir para terapia de casal e seu marido não?

Texto sobre Terapia de Casal | Parceiro não quer fazer Terapia de casal