Terapia de Casal Funciona

Terapia de Casal Funciona?

Viver a dois pode ser um dos maiores desafios da vida. Ninguém casa sabendo que manter uma convivência com outra pessoa pode ser difícil e delicado. Um relacionamento, para ser saudável e harmonioso, implica na necessidade das duas pessoas cederem e terem a mente aberta para mudanças.

A vida estressante e a rotina do dia-a-dia podem arruinar uma relação se ambos não estiverem conectados nos mesmos propósitos ou pelo menos dispostos a aceitar as diferenças de cada um.

Terapia de Casal Funciona?

Ao longo do relacionamento, as pessoas mudaram e o maior desafio é conseguirem trilhar o caminho com os mesmos objetivos idealizados no início da vida conjugal. Quando ainda existe amor e desejo para continuar vivendo juntos, qualquer tentativa para resgatar um casamento com problemas é importante. E a realização de terapia de casal com um psicólogo surge como uma importante ferramenta nesse processo.

As dificuldades na convivência do casal

Duas pessoas que tiveram educações e realidades de vida diferentes, inevitavelmente, terão modos diferentes de se posicionar em certas situações da convivência conjugal. Nessas horas, deve haver muita paciência e disposição para conversar.

O diálogo aberto é fundamental num relacionamento. Ninguém consegue adivinhar o que o outro deseja. Ansiedades e medos de uma pessoa podem gerar conflitos que poderiam ser resolvidos com uma conversa aberta e sincera.

Tentar se colocar no lugar do outro, abrir mão de algumas coisas e paciência para resolver cada coisa no seu tempo podem ajudar um relacionamento a dar certo.

Primeiro passo para a terapia de casal

Quando aqueles hábitos cultivados no início da vida conjugal acabaram e ficam somente nas lembranças do tempo “bom”, é porque está na hora de tomar alguma atitude. Se você observou que não há mais diálogo, momentos carinhosos e que no lugar disso ficaram somente brigas, desentendimentos e distanciamento, chegou a hora de procurar uma ajuda profissional.

A terapia de casal feita com um psicólogo é a escolha certa para resgatar a conexão do casal. Se o seu parceiro não aceita a terapia de casal, tente algumas estratégias para convencê-lo. Explique que a terapia de casal serve para resgatar o que falta na relação, conhecer a razão dos problemas e até acabar com os conflitos. Diga a ele como eram bons os momentos que passaram juntos, mostre seus erros e falhas, deixe claro que ambos precisam de ajuda, evite jogar a culpa somente no parceiro, peça para ele te ajudar na escolha do psicólogo, mostre casais que já realizaram a terapia de casal e fale que isso irá prevenir uma futura separação.

Se nada disso resolver, busque individualmente a terapia. Nesse caso, o psicólogo pode ajudar em alguns pontos do comportamento do paciente.

Como funciona a terapia de casal

Durante a sessão, o casal pode conversar abertamente, resolvendo problemas juntos de forma mais racional. O psicólogo funciona como um mediador e pode mostrar ao casal a fonte dos conflitos, identificando os problemas.

No começo pode ser difícil, o casal pode ter receio em se abrir e mostrar suas fraquezas. Falar dos próprios problemas com uma pessoa “estranha” pode não parecer confortável.

O tempo de duração pode variar, mas o ideal é realizar uma sessão por semana por um período de pelo menos quatro a seis meses.

O terapeuta mostrará que o casal precisa cultivar o diálogo, jamais acumular mágoas e a necessidade de cada um respeitar as diferenças. Cada um tem uma necessidade diferente e saber conciliar isso é algo que se aprende com o tempo. O amadurecimento conjugal deve estar alicerçado no respeito, paciência e amor.

Terapia de Casal Funciona? | Como funciona a Terapia de Casal